sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os Selvagens de Newcastle


O quinteto

Os Animals não eram a melhor banda de blues rock da Invasão britânica. Afinal, havia ainda os Yardbirds de Clapton, Dreja e Page, depois os Bluesbrakers de John Mayall, o Blues Incorporated do Alexis Korner, o Manfred Mann que, a despeito de fazer sucesso com singles que eram puro udigrúdi pop, como "Doo Wah Diddy Diddy" e "Pretty Flamingo", tinham uma sonoridade que era muito mais blueseira em seus álbuns de carreira. Isso sem contar nos Rolling Stones de Brian Jones e companhia.

No entanto, a banda de Alan Price foi a que naturalmente conseguiu extrema visibilidade quando o rock inglês entrou rachando nas paradas de sucesso norte-americanas, a partir de 1964.

Uma virtude dos Animals é que, contrário de boa parte das bandas britânicas do gênero e do mesmo nível, o quinteto não mudou o estilo para produzir singles de sucesso (ao contrário dos Yardbirds, por exemplo, com For Your Love): apostaram numa fórmula simples de R&B limpinho, cheiroso & extremamente comercial, e em cover escolhidos a dedo (mas não muito obscuros),que iam de Ray Charles, Bo Diddley, John Lee Hooker & Nina Simone.

E, como na maioria do cast da British Invasion, mesmo sendo apenas uma banda de covers (o maior sucesso composto por eles mesmos é “I’m Crying”), eles conseguiram o que poucas bandas (como os Beatles) inglesas conseguiram — um número 1 na Billboard, com justamente um cover: “House Of Rising Sun”.

Alan Price pegou uma canção folk tradicional americana e mudou o foco narrativo da letra, de um homem arrependido para uma mulher que chora por conta do desregramento moral de seu marido — e, junto com os Animals, resolveu ensaiá-la para tocar como número de encerramento de sua apresentação durante uma turnê com Chuck Berry.

O impacto foi surpreendente> Logo, eles seriam convidados a gravar, por intermédio de Mickie Most (mesmo produtor dos Hollies), um single para a Columbia. A voz rascante de Eric Burdon e o órgão solene e marcante de Price, que se destacava sobre todos os instrumentos foi para o topo das paradas, em setembro daquele mesmo ano, ou seja, no auge da Beatlemania. Em novembro, partiriam para uma turnê em solo americano, participando do Ed Sulivan Show — era o auge. Até Agnaldo Timóteo gravou House Of Rising Sun, aqui no Brasil.

O estrondoso êxito continental de “House Of Rising Sun” garantia vida longa aos Animals que, em sua formação original, lançaram dois álbuns nos Estados Unidos (que, curiosamente, não continham o seu melhor número).

Garantia, porque logo o abuso de drogas (segundo afirmava o baixista, Chas Chandler, que fez com que eles torrassem todo o dinheiro ganhado em pouco tempo) e brigas constantes entre Price e o resto da banda fez com que ele deixasse o quinteto.

A despeito de todo o sucesso, o problema dos Animals residia num detalhe: gravar músicas ora sob encomenda (como “We Gotta Get Out Of This Place”, que com algumas modificações, virou outro mega-sucesso deles, e que se tornou um hino dos soldados ianques no Vietnã), ora apenas standards de blues e R&B restringia muito o horizonte musical deles, numa época em que as bandas de rock começavam a compor suas próprias canções e a contextualizar o seu som em discos com temática comum. A versões amwricanas dos seus bolhachões não diferenciava da maioria dos lançamentos ingleses na terra de Harry Truman, eram apenas mash ups de versões britânicas.

Do contrário, eles apenas gravitariam eternamente em torno de Burdon — coisa que não aconteceu, por exemplo, com os Rolling Stones.

Foi mais ou menos o que aconteceu, até o fim. Mesmo citando discos como o ótimo Animalization (de 1967), nenhum álbum se tornou clássico na fase áurea do quinteto (com Price nos teclados).

Alan foi substituído por Dave Rowberry. O grupo de Newcastle duraram mais um ano e maio, até que Burdon, se intitulado Eric Burdon And The Animals, se sentindo musicalmente tolhido pelo estilo comercialóide de Most, radicou-se nos Estados Unidos e partiu para uma irregular carreira solo.

Contudo, em 1966, a MGM (a distribuidora da banda nos Estados Unidos) lançou o primeiro "greatest hits" do quinteto britânico, o The Best Of The Animals, que chegou ao sexto lugar na Billboard (justamente por conter “House Of The Rising Sun”). O disco foi o recorde de vendas da banda e ficou na parada por mais de dois anos.

Nenhum demérito pelo fato de que era apenas uma coletânea, já que mercadologicamente falando, todos os discos lançados até então também eram.

Em tempo: Dave quem está na foto da capa (acima), e não Alan Price.



Link nos comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://rapidshare.com/files/138141941/The_best_of_the_Animals.rar