sábado, 8 de agosto de 2009

O disco "brasileiro" de Trini Lopez


A capa

Trini Lopez não é muito lembrado hoje em dia, mas ele fez um tremendo sucesso nos anos 60, especialmente no Brasil, onde ele liderou as paradas com suas canções em espanhol. Trini tocava no PJ em Los Angeles, quando foi descoberto por Don Costa.

O maestro achou incrível que um artista chicano com versões 'modernas' de boleros e mariachis conseguia lotar a boate e fazer com que centenas de pessoas cantassem La Bamba junto com ele.

Além disso, ele criou versões singulares de canções como If I Had A Hammer, do Pete Seeger, e America, do musical West Side Story. Foi prontamente contratado pela Reprise, selo fundado por Frank Sinatra no começo dos anos 60. Costa queria que Lopez transformasse os highlights do seu show em disco, e assim nasceu o PJ's, que ganhou uma sequência, mais ou menos no mesmo estilo do Whisky a Go Go, do Johnny Rivers.

A partir de 1964, Trini lançou vários discos temáticos, como o Rhythm and Blues Album, o Folk Album, Love Album e o que mais fez sucesso no Brasil (nos tempos da Jovem Guarda), o Latin Album. Claro que, pela proximidade da língua e o gosto que brasileiro tem por boleros(mais ou menos como ocorreu com Nat King Cole nos seus discos em espanhol), o Latin Album ficou meses no topo das paradas da TV Intervalo (alguém lembra?).

Desse disco são os clássicos - especialmente na voz dele, Perfídia, Angelito e Quando Calienta El Sol. Lopez regravou Granada (que já aparecia no PJ's, porém cantado em inglês. Além de El Reloj, Chamaka e Piel Canela. Outra que fez bastante sucesso, Angelito, chamaa atenção por ter um baixo fuzz, e Adelita, com um trabalho acústico incrível

O sucesso foi tanto que a maioria da discografia da Reprise saiu de catálogo, exceto o Latin Album, que foi reeditado várias vezes, porém a muito custo saiu em versão digital no Brasil.

Aliás, como não poderia deixar de ser, é praticamente impossível achar seus LPs originais em CD. E como não foram reeditados os outros, a maioria das cópias que as pessoas encontram em sebos são discos de época, ou seja, bastante raros.

Alguma coisa chegou a sair, mas geralmente fonogramas eram lançados em gravadoras fantasma, que apareciam e desapareciam do mercado. Ou, pior: eram regravações que ele fez nas décadas seguintes, e saiam em coletâneas pouco interessantes.

Assim como o PJ's, o Latin Album também ganharia uma sequência.




Link nos comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.megaupload.com/?d=IR033SOI