segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

La Bamba


A capa




Chapinhando nas águas da memória, me lembrei do lançamento de La Bamba em Porto Alegre.

O filme estreou no Cacique, em plena Rua da Praia (pensar que o pessoal da nova geração hoje não sabe o que é um cinema de calçada. Ou estamos ficando velhos ou o mundo está ficando intranscendente?).

Na época, o cinema havia instalado um sistema de áudio e vídeo na entrada para apregoar os filmes. Ás vezes, eu matava aula nas Dores e ia assistir aos trailes do Cacique. Depois eu subia a Rua da Praia e ia tomar sorvete na Americana velha (alguém se lembra?)

O filme, vocês sabem, é a cinebiografia do Ritchie Valens, guri muito talentoso e que morreu muito jovem, num acidente de avião. O filme explora ao paroxismo o melodramana breve e atribulada vida daquele que seria o precursor do latin rock, ainda nos estertores dos anos 50.

Ele acabou se tornando pioneiro quase por acidente. Embora de ascendência latina, Valens não sabia falar espanhol.

Mesmo assim, achava que "La Bamba", uma (a predestinação da morte de Ritchie, a ascenção social da sua famelíssima família com o sucesso dele e a competição com o irmão mais velho até a reconciliação tardia, que é o eixo dramático do filme) folclórica tradiiconal na região do Golfo, tinha algum apelo comercial.

Até então, ninguém havia colocado esse ovo de Colombo na história, que era fazer um crossover entre gêneros e justamente num gênero que ainda buscava se formar como o tal, que era o rock.

O curioso é que os trailers chamavam a atenção das pessoas. Em alguns momentos, a frente do Cine Cacique ficava lotado de gente. Antes de ver o filme, eu devo ter assistido ao trailer umas novecentas vezes.

Aparecia o Howard Huntsberry no papel do Jackie Wilson cantando Lonely Teardrops na cena do show do Alan Freed (primeiro DJ da era do rock e "inventor" da payola, ou jabá, como dizemos aqui no Brasil) em Nova Iorque, no final do filme.

O autor imitou-o direitinho, com todos aqueles trejeitos do falecido Jackie Wilson, que se esperneava e dava saltos olímpicos em pleno palco

"Donna" tocava nas rádios, e eu a achava linda.

Vi o filme e comprei o disco logo depois. A trilha sonora não é original: foi gravada, em sua maior parte, pelos Los Lobos, incluindo os sucessos do Ritchie Valens: La Bamba, Come On, Let's Go, a citada Donna e We Belong Together.

No lado B, além do Howard Huntsberry, Marshall Crenshaw, que interpreta o Buddy Holly no filme, canta Crying Waiting, Hoping, Brian Setzer interpreta o seu ídolo, Eddie Cochran e o próprio mito Bo Diddley intepreta a sua Who Do You Love, possivelmente a gravação mais incrível do disco.

Destaque para um cover dos Los Lobos, e que fecha o disco: Goodnight My Love, sucesso do trio de doo-wop Fleetwoods, com jeito bêbado de banda de boteco em fim-de-noite.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/rar/CblQKV8Z/La_Bamba_OST__1987_.html

Anônimo disse...

Muito bom esse disco, sr.