terça-feira, 30 de junho de 2009
Buddy Holly Revisitado
Na passagem do cinqüentenário da morte de Buddy Holly, a Geffen lançou, em janeiro deste ano, o CD duplo Down The Line: Rarities. O álbum é uma compilação de boa parte do material alternativo do guitarrista texano que foi um dos pioneiros do rock e que pereceu precocemente num acidente aéreo, em fevereiro de 1959.
Boa parte do material, no entanto, chegou a se disseminar em versões bootleg de Holly, lançadas nas últimas décadas. Pelo seu conteúdo, é possível distinguir pelo menos três momentos de sua carreira.
O começo, em 1955, quando ele formava, com Bob Montgomery, uma dupla de bluegrass que, sob influência da música Bill Haley And The Comets, já flertava com o rockabilly. Essa fase compreende quase todo o disco 1, em covers de clássicos da época, como Rip It Up, Baby, Let’s Play House e Good Rockin’ Tonight.
Algumas gravações do período são tapes e acetatos gravados sob produção de Owen Bradley, o mentor do Nashville Sound, e produtor de artistas do gênero, como Patsy Cline. Foi quando o empresário do cantor country Marty Robins descobriu a dupla numa estação de rádio em Lubbock, e sugeriu a Holly que seguisse em carreira-solo.
Buddy optou por formar um quarteto, os Crickets. Nessa segunda etapa, ele revolucionou o rock nascente ao domesticar o rockabilly e misturar tanto elementos do bom-mocismo do country urbano do Nashville Sound com outros estilos musicais.
Essa fase compreende a primeira parte do CD 2, que traz vários outtakes do LP de estréia de seu conjunto, Chirping Crickets, de 1957, formado por vários singles da banda, que ainda contava com o guitarrista Niki Sullivan, que deixaria o posto logo após o lançamento do disco.
Os destaques são versões cruas e alternativas e false starts de clássicos como Not Fade Away, Fool’s Paradise e Oh Boy sem os backing vocals do The Picks — mostrando até que, no fim das contas, eles eram plenamente dispensáveis. A outra parte são sobras de estúdio do seu primeiro disco solo, Buddy Holly (1958), em versões (também alternativas) de Peggy Sue e Love’s Made a Fool Of You.
O fim do segundo CD compreende os demos que Holly, um compositor organizado, criativo e meticuloso, realizou em sua casa, em Nova Iorque. Essa é a parte mais interessante de Down The Line.
Ali, é possível ouvir muito do material acústico de Buddy que não foi catalogado pela sua gravadora, a Coral, mas que posteriormente foi remixada com outros músicos de estúdio em relançamentos póstumos, como Crying, Waiting, Hoping (que originalmente foi descartada pela Coral e que, lançada em 1962) se tornaria um dos seus maiores sucessos), Peggy Sue Got Married, Learning The Game ou canções que permaneceram inéditas, porque o compositor não chegou a completá-las (até por terem muitos elementos comuns de outras canções dele), como Dearest.
Down The Line é indispensável para se conhecer a faceta de um compositor à frente de seu tempo: Holly foi um dos pioneiros na guitarra (a sua clássica Fender Stratocaster castanha) desbravar as possibilidades de um estúdio e que, ao desenvolver uma curiosidade intelectual e um ecletismo que lhe permitiu ir além do rock, mostrou qual era o futuro (na década seguinte) de um gênero que parecia dar mostras de estagnação, no fim dos anos 50.
Buddy Holly - Down The Line 'Rarities'
CD 1
01. My Two Timin’ Woman
02. Footprints In The Snow
03. Flower of My Heart
04. Door To My Heart
05. Soft Place In My Heart
06. Gotta Get You Near Me Blues
07. I Gambled My Heart
08. You And I Are Through
09. Down The Line
10. Baby, Let’s Play House
11. Moonlight Baby (Aka Baby, Won’t You Come Out Tonight)
12. I Guess I Was Just A Fool
13. Don’t Come Back Knockin’
14. Love Me
15. Gone
16. Gone (Alt. Take)
17. Have You Ever Been Lonely (Alt. Take)
18. Have You Ever Been Lonely
19. Brown-Eyed Handsome Man
20. Good Rockin’ Tonight
21. Rip It Up
22. Blue Monday
23. Honky Tonk
24. Blue Suede Shoes
25. Shake Rattle And Roll (Partial)
26. Bo Diddley
27. Ain’t Got No Home
28. Holly Hop
CD 2
01. Last Night (Undubbed)
02. Not Fade Away (Partial Alternate Overdub)
03. Peggy Sue (Alternate Take)
04. Oh Boy (Undubbed)
05. That’s My Desire (Two False Starts & Undubbed Master)
06. Take Your Time (False Start & Partially Undubbed Take)
07. Fool’s Paradise (Alt. Take Undubbed)
08. Fool’s Paradise (Undubbed Master)
09. Fool’s Paradise (Alt. Take 2 Undubbed)
10. Think It Over (False Start & Rehearsal Take) (Take 1)
11. Think It Over (Undubbed Alternate) (Take 2)
12. Think It Over (Undubbed Master) (Take 3)
13. Love’s Made A Fool of You (Undubbed)
14. That’ll Be The Day (Greetings To Bob Thiele)
15. That’ll Be The Day (Greetings To Murray Deutsch)
16. That’s What They Say (With Fragment)
17. What To Do
18. Peggy Sue Got Married
19. That Makes It Tough
20. Crying, Waiting, Hoping
21. Learning The Game
22. Wait Till The Sun Shines Nellie
23. Slippin’ And Slidin’ (Slow Version 1)
24. Slippin’ And Slidin’ (Slow Version 2)
25. Slippin’ And Slidin’ (Fast Version)
26. Buddy & Maria Elena Talking In Apartment
27. Dearest (Fragment)
28. Dearest
29. Untitled Instrumental (Aka Buddy’s Guitar)
30. Love Is Strange
31. Smokey Joe’s Cafe
Link nos comentários.
Marcadores:
Buddy Holly,
Crickets,
Down The Line: Rarities,
Rock
O Início
Olá!
Em plena era do Twitter, eu resolvi criar (mais um!) blog, desta vez sobre ... música. O objetivo, porém, em parte é o de informar e comentar sobre o (s) assunto (s) em geral — com ou sem algum mote específico — mas amalgamando justamente a ampla possibilidade de se redigir e editar textos — o que é típico num weblog — e a espontaniedade característica do Twitter.
Boa leitura.
Em plena era do Twitter, eu resolvi criar (mais um!) blog, desta vez sobre ... música. O objetivo, porém, em parte é o de informar e comentar sobre o (s) assunto (s) em geral — com ou sem algum mote específico — mas amalgamando justamente a ampla possibilidade de se redigir e editar textos — o que é típico num weblog — e a espontaniedade característica do Twitter.
Boa leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)